Tour na Toscana  / Dicas  / As feirinhas de Natal em Florença
22 nov

As feirinhas de Natal em Florença

Entre dezembro e janeiro muitos brasileiros aproveitam as férias para visitar a Toscana. Apesar do frio, as opções de passeios se incrementam devido as festividades natalinas. É uma magia passar este período no berço do Renascimento.

Já falamos sobre as tradições da Ceia e do Reveillon em outro post.

Aqui vão as dicas dos principais mercadinhos de Natal para quem estiver em Florença neste período

– Feirinha de Natal em Santa Croce:

O nome oficial é Weihnachtsmärkte, mas quase ninguém sabe disso pois os florentinos o chamam de “Mercatino di Natale a Santa Croce”, sendo a feirinha temática mais importante da Toscana. É organizada pela prefeitura de Florença, da Região Toscana e pela associação dos comerciantes. São mais de 50 participantes de vários paises europeus, que exibem seus produtos em estruturas de madeira que seguem a tradição alemã do artesanato, adornos natalinos e presentinhos. Além das iguarias toscanas é possível saborear outras comidas e bebidas típicas como o strudel, pretzel, vin brulé (vinho quente) e outras.

Para as crianças tem a casinha do Papai Noel e oficinas artesanais

Data: de 23 de novembro a 22 de dezembro 2019
Horário: das 10:00 as 22:00

Local: piazza Santa Croce
Entrada gratuita

site: https://www.facebook.com/mercatodinatalefirenze/

 

– Bazar de natal das WIC – Woman in Charge:

Este grupo nasceu no Facebook como uma rede de auto-ajuda feminina e conta com mais de 30.000 inscritas. Decidiu, então, passar do virtual ao real, promovendo uma feirinha de Natal onde 60 expositoras que são artistas, artesãs, e designers vendem os seus próprios produtos. É uma bela ocasião para conhecer diretamente as produtoras.

Quando: sábado de 30 novembro e domingo 1 de dezembro 2019
Horário: sábado 10.30 – 21.30; domingo 10.30 – 20.00
Local: Ostello Tasso, via Villani 15 (zona piazza Tasso)
Entrada gratuita

site: https://www.facebook.com/events/930340470660270/

 

– “Nataleperfile”

Este é um evento de beneficiência organizado pela Fondazione italiana di Leniterapia, uma associação que ajuda de forma completamente gratuita no suporte de curas paliativas nos hospitais e nas residências para pessoas com doenças incuráveis e na elaboração do luto. Esta feirinha é feita com os objetos que são doados por empresas locais, tem uma sala vintage com roupas masculinas e femininas e um cantinho gastronômico. São previstas atividades de oficinas de objetos natalinos para crianças. Além de se fazer uma boa ação e encontrar qualquer tipo de presente, é uma ótima ocasião para visitar uma das mais belas residências da cidade, o Palazzo Corsini.

Quando: 6, 7 e 8 de dezembro 2019
Horário: 10:00 – 19:00
Local: Palazzo Corsini, lungarno Corsini 8
Ingresso gratuito

site: https://www.leniterapia.it/event/mercato-nataleperfile-n-17/

 

Festa e “Fieruccola” da Imaculada Conceição:

O dia 8 de dezembro, da Imaculada Conceição é feriado na Itália. Como a devoção mariana é muito importante, além das várias missas é neste dia que tradicionalmente os italianos montam a árvore de natal e o presépio nas suas próprias casas.

Em Florença, é o dia onde vai ser acesa a decoração de Natal no pinheiro gigante que é colocado ao lado do Duomo. O prefeito e outras autoridades participam, juntamente com um cortejo histórico com personagens que representam a República Florentina em trajes renascentistas. No mesmo dia é colocado também o belo presépio com figuras de terracotta de Impruneta em tamanho original, na frente da Catedral. Para quem curte a arte em terracotta, o Tour na Toscana pode organizar um tour e visitar os produtores em Impruneta, inclusive o que fez estas esculturas.

Fierucola dell’Immacolata:

É uma feirinha tradicional de origem muito antiga com objetos artesanais da Toscana e produtos alimentares orgânicos. Sob o pórtico do Istituto degli Innocenti serão feitas oficinas de construção de jogos e de tecelagem para crianças e adultos

Quando:  Sábado 7 e domingo 8 de dezembro 2019
Horário: 9.00 – 19.00
Local: Piazza Santissima Annunziata
Ingresso gratuito

site: http://lafierucola.org/?page_id=189

Pois é, como vocês podem ver, não faltam feirinhas típicas neste período de Natal! Mas para curtir a cidade em um modo completo, nada melhor que fazer um tour guiado em Florença e nos seus principais museus como a Galleria degli Uffizi ou ver o David de Michelangelo na Galleria dell’Accademia.

Entrem em contato conosco para um roteiro personalizado, em Florença e na Toscana!

 

Texto: Katia Martinez

Katia
Kátia Martinez

Paulistana, guia oficial, PHD em História e pesquisadora, já morou em Londres e na Espanha, mas escolheu Florença pelo amor à arte.

No Comments

Leave a Reply: