Tour na Toscana  / Dicas  / O clima na Toscana
21 mar

O clima na Toscana

Se estiver em dúvida no que colocar na mala para sua viagem inesquecível na Toscana, este artigo vai te
dar algumas dicas sobre o clima nessa de uma das regiões mais amada do mundo. A Toscana é uma região da Itália central com vista para o Mar Tirreno, caracterizada por um clima mediterrâneo ao longo da costa, que assume atributos continentais gradualmente em direção às planícies e vales do interior da Toscana. Os principais topos dos Apeninos da Toscana têm um clima típico de alta montanha. A orografia complexa, no entanto, determina fortes diferenças microclimáticas na Toscana, mesmo entre as áreas vizinhas, especialmente em relação à exposição dos ventos predominantes.

(Fonte: Flickr estátua “Primavera” de Pietro Francavilla)

Primavera

Os meses de março, abril e maio são caracterizados por um clima variável com temperaturas muito amenas, ás vezes acima de 20 ° C no máximo, e intervalos frios repentinos, mas curtos. Os dias e as horas ficam mais longas e mais quentes, sendo agradáveis para passeios ao ar livre. A primavera inicia no dia 21 de março e termina no dia 20 de junho, com temperaturas médias mínimas de 6°C a 12°C e máximas de 16°C a 23°C. Com aproximadamente 30 dias chuvosos nesse período (ver as tabelas e gráficos abaixo).

Vale a pena colocar na mala uma capa de chuva, um guarda-chuva portátil, uma jaqueta impermeável e sapatos confortáveis. No mês de março, ainda encontramos uma cidade tranquila, mas com o feriado da Páscoa, começam os eventos de todos os tipos na Toscana e em toda a Itália. Citando alguns deles, em abril temos o “scoppio del carro” em Florença, “Festa degli Aquiloni” em San Miniato, a “Mostra Mercato Internazionale dell’artigianato” e a “Sagra Musicale Lucchese” (de abril a julho); em maio, “Maggio Musicale” em Florença.

(fonte: wikipedia estátua do “Verão de Giovanni Caccini)

Verão

No centro da Itália, o verão é normalmente caracterizado por períodos prolongados de estabilidade atmosférica, com temperaturas que podem chegar a 40 °, principalmente no mês de agosto. Não é incomum que ocorram tempestades curtas em junho, enquanto as temperaturas geralmente permanecem altas em julho e as chuvas são raras. O verão inicia no dia 21 de junho e termina no dia 20 de setembro, com temperaturas médias mínimas de 17°C a 20°C e máximas de 29°C a 33°C. Com aproximadamente 7 dias chuvosos nesse período (ver as tabelas e gráficos abaixo).

Nesse período encontramos as cidades da Toscana repleta de turistas, mas os italianos apenas entram em férias, correm para a costa da Toscana ou para as montanhas próximas à região de Modena. Não se esqueça de colocar na mala, roupas leves, camisetas, protetor solar e sapatos confortáveis. Citando alguns eventos no mês de junho, o “Calcio Storico” em Florença e “Gioco del Ponte” em Pisa; em julho, “Corsa del Palio” em Siena e “Festa Medievale di Monteriggioni”, em agosto, a “Corsa del Palio” em Siena.

(fonte: wikipedia estátua “outono” de Giovanni Caccini)

Outono

Normalmente, em setembro, o clima ainda é estável e as temperaturas agradáveis, máximo de até 25 graus. Outubro, com pouca frequência, oferece um clima ameno. Novembro, por outro lado, costuma ser o mês mais chuvoso do ano, com mudanças de temperatura e valores mínimos em torno de 10 a 12 graus. O outono inicia no dia 21 de dezembro e termina no dia 20 de março, com temperaturas médias mínimas de 4°C a 16°C e máximas de 14°C a 27°C. Com aproximadamente 28 dias chuvosos nesse período (ver as tabelas e gráficos abaixo).

Não se esqueça de colocar na mala, uma capa de chuva, guarda-chuvas portátil, uma jaqueta impermeável… Durante a noite começa a esfriar, então traga também um cardigan ou uma jaqueta jeans/ou de couro. Nesse período além de muitos eventos religiosos, há muitos festivais de gastronomia, com muita castanha, queijos, linguiças e cogumelos. Sem deixar de citar a “vendemmia”, ou seja, com a colheita da uva, muitos vilarejos organizam festas locais regadas de muito vinho!

Alguns dos eventos de setembro, a “Giostra del Saracino” em Arezzo, a “Rassegna del Chianti Classico”no Chianti; em outubro, “Amici dela Musica”em Florença e a “Sagra del Tordo” em Montalcino; em novembro, a “festa dei Popoli” em Florença e na Toscana.

 

(fonte: wikipedia, estátua “Inverno” de Taddeo Landini)

Inverno

No inverno (dezembro, janeiro e fevereiro), as temperaturas são obviamente mais baixas e, em média, oscilam entre 2 e 12 graus. Em janeiro e na primeira parte de fevereiro, os dias são geralmente frios, mas não muito chuvosos. É precisamente no inverno que os Apeninos protegem melhor o centro da Itália dos ventos gelados do norte. . O outono inicia no dia 21 de setembro e termina no dia 20 de dezembro, com temperaturas médias mínimas de 4°C a 6°C e máximas de 12°C a 16°C.

Com pouca probabilidade de chuva nesse período (ver as tabelas e gráficos abaixo). Nem precisamos dizer que na mala não pode faltar sapatos confortáveis e quentes, meias de lã, segunda pele, luvas, gorros, cachecóis, guarda-chuva portátil e capa de chuva, se ainda não tem o famoso “piumino italiano” (jaqueta impermeável com pena de pato ou ecológica) deixem um espaço na mala para comprar e levar consigo para o Brasil 😊.

Sobre os eventos mais importantes em dezembro, as feirinhas de Natal em toda a Toscana, “Fiaccole di Natale” na Abbadia di San Salvatore na Toscana, a “Missa do Galo” nas igrejas de todo o país, assim como as festas de Natal. Em janeiro, “Capodanno” aonde a chegada do ano novo è festejado com fogos de artificio, “La Befana” em toda a Itália, as feiras da moda “Pitti imagine Uomo, Pitti Immagine Donna, Pitti Immagine Bimbo”, em Florença; em fevereiro, o Carnaval de Viareggio.

Toscana Temperaturas médias mensais (estatística entre os anos de 2015 – 2020)

Temperatura janeiro fevereiro março abril maio junho julho agosto setembro outubro novembro dezembro
Diurna 12℃ 12℃ 16℃ 20℃ ℃23 29℃ 33℃ 32℃ 27℃ 20℃ 15℃ 14℃
Noturna 4℃ 4℃ 6℃ 10℃ 12℃ 17℃ 20℃ 19℃ 16℃ 10℃ 6℃ 4℃
Chuva 8 dias 19 dias 13 7 dias 9 dias 4 dias 1 dia 2 dias 9 dias 12 dias 10 dias 6 dias
Neve 0 0 1 dia 0 0 0 0 0 0 0 0 0

média anual e a frequência de Precipitação chuva e neve naToscana:

Dias janeiro fevereiro março abril maio junho julho agosto setembro outubro novembro dezembro
Chuva 8 dias 19 dias 13 dias 7 dias 9 dias 4 dias 1 dia 2 dias 9 dias 12 dias 10 dias 6 dias
Neve 0 0 1 dia 0 0 0 0 0 0 0 0 0

 

Estações na Toscana Meterologica – inicio e fim Astronômica – inicio e fim
Primavera 1º março ao 31 maio 21 março a 20 junho
Verão 1º junho a 31 agosto 21 junho a 20 setembro
Outono 1º setembro a 30 novembro 21 setembro a 20 dezembro
Inverno 1º dezembro a 28 de fevereiro 21 dezembro a 20 março

 

Temperaturas médias e precipitações

Consular o site abaixo para obter informações mais detalhadas (escolhendo o idioma português):

http://hikersbay.com/climate/italy/tuscany?lang=it

 

Post Tags:
Marise Nakagawa
Marise Nakagawa

Adora descobrir a cada dia um pedacinho “in più” da Toscana. Guia oficial, adotou a Itália como pátria e viveu mais de 10 anos no Japão, mas seu maior orgulho é ser brasileira.

No Comments

Leave a Reply: