Tour na Toscana / Siena  / Siena e o complexo monumental do Duomo
7 jun

Siena e o complexo monumental do Duomo

Siena é uma cidade fascinante, com seu belíssimo Duomo e a Praça do Campo, palco do Palio, uma festa tradicional ligada a história da cidade que ao longo dos séculos permea o dia a dia e a alma de seus habitantes.

Não tem como falar de Siena e não falar do Palio, assim como não contemplar o complexo monumental de sua catedral, que oferece percursos únicos que possibilitam a vista da cidade por cima, uma experiência incrível para quem visita a Toscana.

O Duomo, expressão de espiritualidade com sua belíssima fachada ornamentada em mármore se caracteriza pela extraordinária e grandiosa decoração interna, com obras primas de Nicola e Giovanni Pisano, Duccio di Buoninsegna, Donatello, Michelangelo, Pinturicchio, Domenico Beccafumini e Bernini.

 

 

 

A Livraria Piccolomini

No interior da caterdral a Livraria Piccolomini hospeda um precioso ciclo de frescos assinados por Pinturicchio realizado entre 1503 e 1508, de excepcional qualidade pictórica, onde o maestro ilustrou com riqueza de registros narrativos e cromáticos, dez episódios da vida de Papa Pio II.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Museu

O museu da “Opera del Duomo” de Siena inserido na nave direita do “Duomo Novo” não finalizado, é um dos museus privativos mais antigos da Itália, fundado em 1869 e contém no seu interior um acervo de obras provenientes da catedral e das igrejas da diocese que documentam a história e a cultura artística da cidade de Siena.

No museu estão conservados, entre outros, as esculturas esculpidas por Giovanni Pisano para a fachada da Catedral e a “Maestà” de Duccio di Buoninsegna realizada para o altar mor.

O pavimento, o batistério e a cripta

“il più bello…, grande e magnifico… che mai fusse stato fatto” (“o mais belo…, grande e magnifico…nada parecido foi feito igual” tradução livre)

Assim Giorgio Vasari define o pavimento historiado da catedral fruto de um programa realizado a partir do século XIV até o século XIX.

O Batistério apresenta a arte do primeiro Renascimento com frescos de Lorenzo de Pietro também conhecido como “Vecchietta” e a fonte batismal de Jacopo della Quercia, Lorenzo Ghiberti e Donatello.

A cripta, uma das principais descobertas arqueológicas dos últimos 20 anos, possui um ciclo pictórico de singular beleza realizado por uma série de artistas seneses da segunda metade do século XIII.

Porta do céu

É imperdível fazer um percurso interno na parte mais alta da catedral através de um acesso que alcança a cobertura de suas abobadas estreladas: um caminhamento por onde é possível ter visadas sugestivas de dentro e de fora da catedral. A “Porta do Céu”  assim chamada, possibilita ao visitante uma experiência única e espiritual.

Considerada “la città del cielo” (a cidade o céu), Siena tem ainda um ponto alto a ser visitado: a subida até o chamado “facciatone” considerado o ponto mais bonito de observação da cidade com uma vista panorâmica imperdível!

Quer saber mais sobre este percurso religioso e histórico com as guias licenciadas do “Tour na Toscana”? Entre em contato conosco!

Luciana Masiero
Luciana Masiero

Mineira, arquiteta de formação e guia oficial é apaixonada pela cultura e costumes locais. Adora levar sua experiência em arquitetura e gastronomia aos tours.

No Comments

Leave a Reply: