Tour na Toscana  / Curiosidades  / Florença e a lenda da coluna da Justiça
10 jan

Florença e a lenda da coluna da Justiça

No centro da Praça Santa Trinità no Centro de Florença, surge a “Collona della Giustizia” (Coluna da Justiça), proveniente de Roma, que foi colocada naquele ponto em 1554 a pedido de Cosimo I dei Medici em homenagem a conquista da cidade de Siena. Tal coluna foi um presente do Papa Pio IV.
Naquela época, foi decretado pelos Senhores de Florença que na Ponte Vecchio as atividades comerciais só poderiam ser exercidas pelos joalheiros e pequenos furtos de pedras preciosas foram registrados no local, especialmente nas bancas que eram colocadas na ponte.
ponte-vecchio

Ponte Vecchio

Depois de algumas investigações, as suspeitas caíram sob algumas crianças que jogavam e transcorrevam o tempo livre na ponte, entre os comerciantes e os clientes. Porém as crianças sempre se declararam inocentes e nunca ninguém conseguiu provar o contrário. Mas por motivo de preucação, as crianças foram condenadas a não brincarem mais nos arredores da Ponte Vecchio.
Apesar de todos esses procedimentos, os furtos de pequenas pedras preciosas na Ponte Vecchio não diminuíram. Quer dizer então, que realmente as crianças não eram os culpados? Mas se não foram as crianças, quem estaria roubando as pequenas pedras preciosas ? Mistério…
Somente alguns anos depois, quando foi efetuada a limpeza da estátua que se encontra em cima da coluna, é que encontraram ao interno de um dos pratos da balança da justiça, todas as pedras que ftinham sido roubadas na Ponte Vecchio.
Uma gazza ladra (em português pega-rabuda ou pega-rabilonga), resolveu construir exatamente alí o seu ninho! Realmente, essa espécie de pássaro é muito comum na Toscana, e ela rouba qualquer objeto brilhante que encontre.

Siga-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Artigo escrito por Cristiane de Oliveira

Cristiane de Oliveira
Cristiane de Oliveira

Carioca de nascimento e florentina por paixão. é curiosa, blogueira e guia de turismo. Apaixonada e especialista em vinhos, é sommelier deste de 2014.

No Comments

Leave a Reply: