Tour na Toscana  / Casamento na Toscana  / Entrevista a Jean Laverdi: o fotografo brasileiro que encantou o mundo
5 abr

Entrevista a Jean Laverdi: o fotografo brasileiro que encantou o mundo

Há poucas semanas, um vídeo emocionou milhares de pessoas em todo o mundo. Uma visão inédita das ruas de Florença, a partir do Lungarno, perto do Ponte Vecchio, que passa por ruazinhas tortuosas e as famosas praças como Duomo, Signoria e Repubblica, todas quase completamente vazias devido ao início da quarentena imposta pelas autoridades italianas para combater a epidemia do corona vírus.

O vídeo foi compartilhado por inúmeras pessoas pelo whatsapp e publicado nas redes sem os créditos. Agora o Tour na Toscana propõe uma entrevista exclusiva com o autor, Jean Laverdi, um fotógrafo brasileiro que vive em Florença.

Jean, como você teve a idéia de fazer este vídeo?

Eu e a minha família somos apaixonados por Florença. Nós a conhecemos noutro tempo, com as ruas movimentadas, comércio a todo vapor, turistas de todas as partes do mundo. Isso é de uma vitalidade incrível, que sempre nos deixou muito motivados. Quando tivemos que nos recolher e a cidade ficou vazia, desejava mostrar ao mundo que ela não tinha perdido sua beleza, sua riqueza cultural. Daí surgiu a ideia do vídeo, relembrar dessa riqueza toda, que ela ainda não morreu. Estamos tristes, é obvio. Mas quis mostrar que tudo isso voltará, convidando as pessoas a ver os muitos espaços lindos que ela tem, ainda que vazios. É para convidar a todos para um abraço no futuro.

Muitas pessoas se perguntavam sobre como teria sido feito. Você pode contar algo sobre o making of ou é segredo profissional?

Sou um fotógrafo que gosto muito do que eu que faço e de estar aqui na Itália. Talvez esse seja o segredo!! Para produzir meus vídeos tenho uma companheira inseparável, a minha bike. Talvez seja ela o diferencial dos meus vídeos! A bicicleta me ajuda a dar movimento às imagens, sem contatar que me permite percorrer espaços poucos usuais, cantinhos únicos que passam desapercebidos.

Dá para ver como você gosta da bike e de como esteja bem treinado também, para fazer esta filmagem do mirante mais famoso de Florença, o Piazzale Michelangelo!

Conte-nos um pouco da tua formação como fotógrafo do Brasil e as tuas experiências

Sou natural do Sul do Brasil, de Curitiba, no Paraná, mas fui criado em Minas Gerais, no Triangulo Mineiro, onde tive minha formação como fotógrafo profissional. Comecei há mais de 20 anos, atuando como fotógrafo social e de turismo. Vim para a Itália para me aperfeiçoar, em busca de conhecimentos, sobretudo de dispositivos criativos novos! Minha atuação foi sempre em wedding (casamentos) e turismo, embora tenha também trabalhado com alguma moda também.

 

Há quanto tempo você vive na Itália?

Estou na Itália há quase dois anos. Vim para me capacitar, no meio do caminho resolvi ficar.

Por que você optou por viver em Florença?

Florença é uma bela cidade e muita acolhedora, reconheci minha cidadania italiana aqui e me apaixonei, daí resolvi trazer minha família pra viver aqui!

Você e sua família se acostumaram com a vida nesta cidade?

Sim, mas no começo tivemos dificuldades, sobretudo com a língua e com alguns costumes. Fomos nos adaptando e hoje vivemos muito bem.

Qual é o tipo de trabalho que você vem desenvolvendo aqui em Florença?

Venho desenvolvendo muitos projetos ligados a fotos e vídeos de turismo e casamentos! Quero aqui abrir um espaço aqui para poder agradecer aos guias de Florença que me deram uma grande abertura de diálogo, sobretudo me permitiram mostrar meu trabalho e talento. Desejo ampliar minhas possibilidades de trabalho no campo do turismo e de eventos. Trabalhar como videomaker também foi um horizonte que se abriu quando comecei a andar de bicicleta pela cidade, antes da pandemia.

O Tour na Toscana te deseja muita sorte nos seus projetos e esperamos poder colaborar com você quando tudo voltar ao normal!
Sigam o Jean Laverdi nas redes sociais!
E para terminar este bate papo em beleza, apresentamos um novo vídeo de Jean com um giro de bike por Florença!

Todas as fotos deste artigo são de autoria de ©Jean Laverdi

Texto: Katia Martinez

Katia
Kátia Martinez

Paulistana, guia oficial, PHD em História e pesquisadora, já morou em Londres e na Espanha, mas escolheu Florença pelo amor à arte.

Comments:

  • Avatar
    Leonardo Zago
    abril 6, 2020 at 10:01 am

    Jean através de sua simplicidade e carisma, encanta a todos. Sou um privilegiado em tê-lo conhecido em 2019 num trabalho e criado um vínculo que supera o profissional. Possui uma genialidade por detrás das lentes e se entrega em todos os trabalhos como se fosse o mais importante de sua vida. Parabéns, Jean !

    • Cristiane de Oliveira
      Cristiane de Oliveira
      abril 8, 2020 at 12:25 pm

      Realmente a sensibilidade do Jean conseguiu emocionar a todos. Obrigada pela participação Leonardo Zago.

Leave a Reply: