Tour na Toscana  / Arquitetura  / Dicas de viagem: 10 atrações imperdíveis em Florença
10 dicas para visitar em Florença
31 jul

Dicas de viagem: 10 atrações imperdíveis em Florença

Florença é o berço do Renascimento, uma cidade onde arte e história estão em todas as partes. Como muitas pessoas nos pedem dicas para uma estadia em Florença, decidimos elaborar uma lista de 10 atrações imperdíveis em Florença que devem fazer parte do seu roteiro de viagem.

Quem estiver interessado em um city tour temos vários passeios e opções de roteiros personalizados.

piazza del Duomo em Florença

1- Visita ao centro religioso de Florença

Florença tem igrejas belíssimas mas o coração religioso é na Piazza Duomo, onde encontram-se os três edifícios monumentais:  o Duomo, o Batistério e a Torre Campanária. A belíssima catedral de Santa Maria del Fiore, também chamada de Duomo, é inteiramente recoberta de mármore nas cores branca, verde e rosa, com a extraordinária cúpula realizada por Brunelleschi. Ao lado direito da fachada se destaca o elegante campanário de Giotto, que é considerada uma das torres mais belas da Itália.

O Batistério é dedicado a São João Batista, padroeiro de Florença e chama a atenção pelas suas magníficas portas de bronze, especialmente a Porta do Paraíso. A visita a Catedral é gratuita, porém é necessário muita  paciência para enfrentar a fila.

Para descobrir todos os segredos deste patrimônio incrível, temos um tour dedicado a estes monumentos, incluindo uma visita ao Grande Museo del Duomo, e também um tour religioso sob medida.

 

2 – Visita ao centro politico de Florença

A Piazza della Signoria é centro político e cívil da cidade desde a Idade Média até os dias de hoje. A praça é caracterizada pela presença do palácio de governo, o Palazzo Vecchio (Palácio Velho) com a sua elegante torre que desponta sobre a cidade e da Loggia dei Lanzi, um pórtico que abriga inúmeras esculturas. Entre a praça e a Loggia, a impressão é a de estar em um museu ao ar livre, pela presença de muitas obras-primas originais de escultura e pela réplica do David de Michelangelo. Idealmente o passeio tem que prosseguir pelo pátio da Galleria degli Uffizi, com as esculturas de grandes personalidades de origem toscana que se distinguiram nos ramos da arte, da literatura e da ciência.

Você gostaria de fazer um tour na magnífica coleção da galeria Uffizi?

Vários filmes tem a praça da Signoria e o Palazzo Vecchio como cenário, como por exemplo o Inferno, com Tom Hanks baseado no livro de Dan Brown e Hannibal the Cannibal

 

3 – Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio (Ponte Velha) é considerada a ponte mais importante da cidade, um verdadeiro cartão postal, com as suas lojinhas de jóias e o exclusivo Corridoio Vasariano que a atravessa. É a única ponte que sobreviveu a destruição da Segunda-Guerra Mundial.

 

Piazza della Repubblica

4 – Piazza della Repubblica

Neste local se encontrava o antigo forum romano da cidade, que séculos depois se transformou na praça do mercado e mais tarde no gueto judeu de Florença. Atualmente a praça é conhecida pela sua elegante arquitetura, pelos cafés históricos que a circundam, pela presença de músicos e artistas e pelo antigo carrosel.

 

5 – O Mercato Nuovo e o Porcellino

A famosa escultura do javali, carinhosamente chamada de “porcellino” pelos florentinos, encontra-se sob a “Loggia del Mercato“. Este mercado a céu aberto já teve vários nomes, inicialmente Mercato Nuovo (Mercado Novo) para se distinguir do mercado velho. Ainda há referências como Mercato della paglia (da palha), pela presença dos célebres chapéus de palha florentinos no século XIX. Atualmente muitos chamam de Mercato del porcellino, pela presença da escultura.

Uma antiga tradição que se renova por milhões de turistas todos os anos é a de esfregar a mão no focinho do javali para fazer um desejo e ter sorte, e também de colocar uma moedinha dentro da boca dele e deixar cair dentro de uma grade que está embaixo. Não deixe de tentar!

Saiba tudo sobre a história deste mercado e do porcellino que inspirou os mais importantes escritores para a infância.

 

6 – Bairro medieval de Dante Alighieri

Entre a Catedral e a Piazza della Signoria vale a pena entrar nos meandros das vielas medievais e descobrir muitas casas torres das famílias mais potentes da cidade, local onde nasceu o grande poeta e pai da língua italiana, Dante Alighieri. Descubra a igreja de Santa Margherita ai Cerchi, também chamada de igreja de Dante, uma das mais antigas de Florença, a praça com a reconstrução de um ângulo medieval da cidade onde localiza-se o museu dedicado ao poeta, a Torre della Castagna e a Badia Fiorentina. É o lugar perfeito para quem gostar de arquitetura medieval e quiser aprender mais sobre isto.

7 – Oltrarno

O Oltrarno é a região do outro lado das margens do Rio Arno. Entre os edifícios de maior importância se destacam o Palazzo Pitti, que foi a residência das famílias reinantes da Toscana, das praças Santo Spirito e Santa Maria del Carmine e das suas relativas igrejas, além de muitas outras menores. Mas a verdadeira alma deste bairro é ser o lugar onde ainda hoje pululam ateliers de artistas, artesãos e restauradores, e ter a vida noturna mais animada da cidade. É uma delícia se perder pelas suas vielas e descobrir estas pérolas escondidas. A guia Lonely Planet designou San Frediano como o bairro mais cool do mundo em 2017.

Descubra os museus do Palazzo Pitti e os jardins de Boboli com um tour específico.

 

Tour em Florença

8 – Piazzale Michelangelo

Este é um dos mais belos mirantes da cidade construído no período no qual Florença foi a capital da Itália no século XIX. Trata-se de um lugar imperdível onde apreciar o por-do-sol durante a sua estádia em Florença. As fotos tiradas neste local são perfeitas para um porta-retrato para recordar-se da cidade. Dá para chegar caminhando, mas pode ser puxado, pois fica bem no alto da colina. Para quem não está com carro dá para ir de ônibus número 12 ou 13. Saiba todas as dicas de transporte em Florença.

 

Mercato di San Lorenzo ou Mercato Centrale

9 – Mercato centrale

Este mercado, também chamado de Mercato di San Lorenzo, é o Mercadão da cidade. Nos arredores da basílica de San Lorenzo e das Cappelle Medicee encontra-se este grande mercado construído com ferro e vidro, típico do século XIX. No andar térreo encontram-se açougues, bancas de frutas, verduras, queijos e embutidos, e fica aberto até as 14.00 aproximadamente. O primeiro andar é uma grande praça de alimentação que fica aberto até a meia-noite, onde é possível encontrar as exigências de qualquer paladar, das trufas à pizza, do vegetariano a carne, passando pelo peixe e queijos. Enfim, você só terá o embaraço da escolha!  Ao redor deste mercado encontra-se a maior feirinha de rua com objetos de couro, lenços, gravatas, camisetas e todos os tipos de souvenirs.

Quem estiver interessado em um tour enogastronômico, podemos fazer um sob medida segundo o seu paladar!

Farmacia de Santa Maria Novella

10 – Officina Profumo Farmaceutica di Santa Maria Novella

Você quer conhecer a farmácia mais antiga do mundo ainda em função, em um local elegante e com um perfume que te entra na alma? Então não pode deixar de ir na Farmácia de Santa Maria Novella e descobrir cada sala e cada saguão, e os fantásticos produtos de uma antiga tradição florentina. No inverno é uma delícia tomar um chá quentinho.

Quer mais dicas para visitar outros lugares gratuitamente nesta cidade maravilhosa? Aqui temos uma outra lista de 10 atrações gratuitas em Florença.

Todos estes locais são incríveis, mas ficam ainda mais com uma visita guiada das guias especializadas do Tour na Toscana! Entre em contato conosco!

Texto: Katia Martinez

Katia
Kátia Martinez

Paulistana, guia oficial, PHD em História e pesquisadora, já morou em Londres e na Espanha, mas escolheu Florença pelo amor à arte.

No Comments

Leave a Reply: