Tour na Toscana  / Arezzo  / Dicas das festas de Natal e Ano Novo na Toscana 2020
12 dez

Dicas das festas de Natal e Ano Novo na Toscana 2020

Florença e a Toscana são repletas de atrações o ano todo, mas no fim de ano tem ainda mais! Aqui vão umas dicas do Tour na Toscana para quem decidiu passar as festas nesta região maravilhosa.

Feirinhas de Natal

Se você gosta artesanato não deixe de visitar os mercadinhos de Natal, típicos dessa época. Confira os mais importantes mercadinhos de natal nosso artigo: As ferinhas de Natal em Florença.

Ceia de Natal

Como no Brasil, a ceia de Natal normalmente é em casa, com a família. Obviamente vários restaurantes oferecem a ceia de Natal ou de ano novo, os chamados Cenone di Natale e Cenone di Capodanno. Em geral o menu é fixo, mas não esperem encontrar o tradicional perú natalino. As opções são diferentes, mas é muito típico o Tortellini in brodo e o Bollito con salsa verde (carne cozida com um molhinho de ervas). Escolha o menu que mais lhe apetece, mas o importante é reservar a mesa, pois não é fácil encontrar um lugar na última hora, para quem não tiver reservado antecipadamente.

Festas e espetáculos na Toscana

Toscana Gospel Festival:

Concertos grátis em toda a região até o Reveillon dos mais importantes cantores gospel americanos. Consulte a programação

Florença

Firenze Light Festival – Luzes de Natal acendem Florença 

Após o grande sucesso dos últimos anos, o Natal de 2019 será iluminado pelo F-Light, o festival que ilumina as praças, ruas, edifícios e monumentos da cidade, (Palazzo Vecchio, Ponte Vecchio, San Miniato a Monte, Mercato Centrale, Camera de Comércio, Palazzo Medici-Riccardi, San Lorenzo, Piazza Santa Spirito, Torres e Portas da cidade, Loggia del Porcellino).

Esse ano o tema do F-Light é “Moom”, ou seja, é inspirado na chegada do homem à lua. A escolha do tema também está ligado a exposição Novecento Lunare, com curadoria de Sergio Risaliti, que poderá ser visitada até a 15 de janeiro no Palazzo Vecchio.

Não apenas a lua, mas também as maravilhas do universo no videomapping colocado na fachada do Museu Galileu e da Câmara de Comércio, na Piazza dei Giudici: uma instalação de vídeo traçará a história da astronomia através de esplêndidas imagens antigas, entre as quais a lua desenhada por Galileu.

O pátio de Michelozzo, no Palazzo Medici Riccardi, também abrigará uma obra dedicada aos retratos da capela dos Magos de Benozzo Gozzoli.

As rampas de Poggi, que foram inauguradas em junho, pela primeira vez serão iluminadas este ano. A inauguração será no dia 20 de dezembro ás 18h.

Quando: de 08 de dezembro à 06 de janeiro de 2020.

Reveillon em Florença

Para a véspera de Ano Novo 2020, o centro histórico de Florença será o cenário de grandes concertos. As principais praças da cidade, serão dedicadas a um gênero musical diferente, para satisfazer quase todos os gostos! Todos os eventos serão gratuitos, assim será possível que todos participem de uma grande uma experiência ao ar livre no último dia de 2019.

Aqui estão as praças envolvidas: Piazza della Signoria, dedicada à dança e acrobacias; Piazza Poggi com jogos de luz e dance music; praça Santissima Annunziata, ideal para o entretenimento de toda a família; o Gospel na praça Duomo; A Piazza San Lorenzo no ritmo do jazz; Oltrarno hospedará bandas itinerantes; finalmente, na piazza del Carmine, você poderá ouvir música pop e na Piazza della Repubblica, rock.

Esse ano não teremos, como nos anos anteriores, nenhum “Concertone” (concerto) no Piazzale Michelangelo.

Conheça as 10 atrações imperdíveis de Florença e 10 atrações gratuitas em Florença selecionadas pelo Tour na Toscana.

Reveillon em Pisa

 

Ponte di Mezzo

Cerca de 5.000 pessoas participarão do show pirotécnico que acontecerá no último dia de 2019 na beira do rio Arno em Pisa, mais precisamente na Ponte di Mezzo, a mais famosa da cidade. Serão lançados cerca de 3 mil fogos de artifícios, com um peso total de quase 800 kg, a partir da famosa Ponte di Mezzo. O espetáculo deverá ter uma duração de pelo menos 25 minutos.

Piazza dei Cavalieri

Na Piazza dei Cavalieri, a poucos passos da Piazza dei Miracoli, está programado o show de Dario Ballantini dedicado à figura e a música de Lucio Dalla. A partir das 22h30, o comediante e imitador homenageia a figura do grande cantor e compositor com seus disfarces e suas canções famosas com o espetáculo “Da Balla a Dalla”.

Logge di Banchi

Nas Logge di Banchi (Piazza XX Settembre), a partir da mesma hora, a protagonista será a Disc Music, onde será possível dançar á espera do toque da meia-noite. 

Vai visitar Pisa? Conheça as 10 atrações mais importantes selecionadas pelo Tour na Toscana

Reveillon em Cortona

O Ano Novo em Cortona será, como todos os anos, cheio de diversão! A partir da noite de 31 de dezembro na Piazza della Repubblica, um espetáculo de música e dança começará da melhor maneira possível para a chegada de 2020. A noite será animada pela música de DJ e pelas muitas pessoas que participarão do evento na praça.

Para aqueles que querem passar um final de ano inesquecível, o Teatro Signorelli oferece uma emocionante noite de gala. Na manhã de 1º de janeiro, a sugestão será no MAEC para o clássico café da manhã no museu!

O MAEC é um dos espaços de exposições mais importantes de Cortona, localizado no fascinante Palazzo Casali.

Reveillon em Siena

Na véspera do Ano Novo , acontece no centro histórico de Siena e, sobretudo, no maravilhoso cenário da Piazza del Campo, um espetáculo com música ao vivo, dança, artes visuais, teatro e muita diversão gratuita.

A longa noite de São Silvestre também inclui iniciativas em outros lugares da cidade medieval, sempre com entrada gratuita, shows e “comida de rua”.

Reveillon em San Gimignano

Na inconfundível San Gimignano, os protagonistas da noite mais longa do ano serão as torres medievais, dominadoras da beleza, com o evento San Silvestro fra le torri. A partir das 22h00, música ao vivo, vinho, espumante, cervejas artesanais, coquetéis e fogos de artifícios brindarão jutamente com os participantes no cenário encantador do centro histórico de uma das aldeias mais sugestivas de toda a Toscana.

Reveillon em Lucca

Na Piazza Napoleone está instalada a pista de patinação no gelo, que a véspera de Ano Novo estará aberta até tarde e o carrossel da Toscana Belle Epoque.

Na véspera de Ano Novo a festa acontece na Piazza San Martino, com muita música, shows e entrega do tradicional prêmio “O Lucchese dell’ Anno”, com o brinde à meia-noite. E depois de 17 minutos, 58 segundos e 8 décimos de segundo, outro brinde para comemorar a “meia-noite de Lucca” calculada de acordo com o histórico relógio solar localizado na Torre delle Ore, na Via Fillungo.

O primeiro dia de 2020 será aberto com o Concerto de Ano Novo no Teatro del Giglio, às 17h. Trata-se de um grande tour musical com apresentação solo e orquestra com as esplêndidas melodias de Johann Strauss Jr., Franz Lehár, Nino Rota e é claro, não poderia faltar Giacomo Puccini.

Conheça as 10 atrações mais importantes de Lucca escolhidas pelo Tour na Toscana.

Outras cidades da Toscana

Em Montepulciano pode ser visitado o Villaggio di Natale. O burgo de Chianciano Terme se transforma no Paese di Babbo Natale (burgo do Papai Noel) com luzes, decorações e projeções que encantam os grandes e os pequenos.

As lindas cidades de Arezzo e Montecatini Terme se transformam na Città del Natale com várias atrações como feirinhas, a casa do Papai Noel, parques de diversões com roda gigante, pistas de patinação no gelo, etc…

Florença: Cavalcata dei Magi (cortejo histórico dos Reis Magos no dia 6 de janeiro)

A tradição do desfile histórico dos Reis Magos, muito em voga desde o século XV, se renova a cada ano com o desfile. Mais de 700 figurantes evocam o Dia de Reis com trajes em estilo renascentista, inspirados no belo afresco de Benozzo Gozzoli na capela do Palazzo Medici Riccardi. O desfile inicia no Palazzo Pitti as 14:00 e atravessa várias ruas da cidade para chegar na Piazza Duomo, onde os Reis Magos depositam suas ofertas ao menino Jesus no Presépio.

Pois é, como vocês podem ver, não faltam atrações neste período! E para quem quiser um tour guiado pelas cidades toscanas entre em contato conosco para um roteiro personalizado!

O Tour na Toscana deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, repleto de viagens!

Tanti auguri a tutti!!!

Siga-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Artigo escrito por Cristiane de Oliveira

Cristiane de Oliveira
Cristiane de Oliveira

Carioca de nascimento e florentina por paixão. é curiosa, blogueira e guia de turismo. Apaixonada e especialista em vinhos, é sommelier deste de 2014.

No Comments

Leave a Reply: