Tour na Toscana  / Florença  / A magia do Natal em Florença
5 dez

A magia do Natal em Florença

Florença neste período do ano nos presenteia sempre uma atmosfera belíssima de luzes e decorações natalícias em todos os cantos da cidade. Além das arvores de natal em algumas das principais praças como a Praça do Duomo e Praça da Republica, um passeio a pé pelas ruas do centro histórico é sempre muito agradável no período noturno com todas as ruas iluminadas e vitrines decoradas para todos os gostos (e bolsos)!

vetrines-02

Vetrines do centro historico

Para quem estiver na capital toscana nestes dias é quase impossível não se deparar com as belíssimas projeções luminosas e artísticas nos monumentos, praças e palácios, projeto realizado pela Comuna de Florença desde 2011. Este ano o festival: “F-Light: Light Festival 2015, Una Nuova Luce” festeja o ano internacional da Luz proclamado pela Unesco.

 

Não deixem de ver as projeções na Ponte Velha (horário: das 18:30 até meia noite) que apresenta uma  série cronológica de projeções desde o primeiro desenho do homem sapiens passando pelo esplendor do renascimento, até obras de artistas famosos modernos e contemporâneos.

ponte-vecchio

Foto: http://www.comune.fi.it/

Em Piazza San Firenze uma sequencia belíssima de efeitos de luz que remetem a natureza na fachada do complexo arquitetônico homônimo à praça e ex-sede do Tribunal de Firenze, um dos raros exemplos de arquitetura barroca da cidade.

san-firenze

Projeçoes na fachada do Complexo de San Firenze. Foto: Luciana Masiero.

O festival de luzes que acontece até dia 27 de dezembro pode ser visto também na Fachada da Igreja de Santo Spirito todos os dias das 18:00 às 02:00 da manha com projeções inspiradas nos quatro elementos (água, ar, terra e fogo); na pavimentação da Praça Pitti das 19:00 as 24:00 com temas ligados à beleza da matéria; na Igreja de San Paolino em via Palazzuolo das 18:30 as 24:00 com projeções de grandes artistas desde o futurismo até os dias de hoje, e enfim no Palazzo Vecchio no Pátio interno ou “Cortile della Dogana” até o dia 6 de janeiro.

Para quem quiser assistir as missas natalícias em algumas das principais igrejas da cidade, segue a programação e horários:

Catedral Santa Maria del Fiore

Dia 24 de dezembro a partir das 23:00 vigilia e missa as 24:00.

Dia 25 de dezembro: 10:30 e 18:00.

Igreja Santa Croce

Dia 24 de dezembro as 23:15hs.

Dia 25 de dezembro as 11:00, 12:00 e 18:00.

Presépio Encantado de “Pippo Madé” realizado com mestres venezianos na arte da vidraçaria Loredano e Dino Rosin. De 5 de dezembro a 10 de janeiro.

presepio-encantado

 

A equipe do Tour na Toscana deseja a todos um Feliz Natal, com muita luz, amor e espírito de confraternização! Auguri e Buona Natale!!!!!

Artigo escrito por Luciana Masiero

Luciana Masiero
Luciana Masiero

Mineira, arquiteta de formação e guia oficial é apaixonada pela cultura e costumes locais. Adora levar sua experiência em arquitetura e gastronomia aos tours.

No Comments

Leave a Reply: