Tour na Toscana / Enogastronomia  / Fiesole com curso de culinária estrusca
5 jul

Fiesole com curso de culinária estrusca

Nas proximidades de Florença, no alto de uma de suas belas colinas, esta localizada a cidadezinha de Fiesole, de origem estrusca-romana.

O Tour na Toscana para oferecer sempre novidades e experiências únicas aos seus clientes, combinou o tour  pela cidade de Fiesole com seus monumentos e ao museu arqueológico da cidade, juntamente com uma aula de culinária estrusca em meio a um local especial e com uma vista panorâmica de tirar o fôlego!

   

E para tal, apresentamos Gloria Mottini proprietária do @gloriamottiniexperience uma italiana nascida em Fiesole e estudiosa da civilização etrusca, que herdou da avó e da mãe os dotes da cozinha italiana e se especializou na história e na arte da culinária etrusca.

O Tour na Toscana foi pessoalmente conferir esta fantástica aula de culinária e colocou literalmente a mão na massa! Como excelente anfitriã, Gloria nos recebeu na sua casa em Fiesole onde ministra as aulas de culinária etrusca, um lugar acolhedor e com uma vista linda! Ela nos contou do território, da sua história, das tradições de família e de como tudo começou. Com tantos mimos e com toda sua simpatia, logo nos sentimos em casa e com vontade de aprender mais sobre o tema, e claro: cozinhar!

 

     

Os etruscos

A civilização etrusca existiu entre os séculos IX-I a.C. e foi uma das culturas da Itália pré-romana mais importantes, com um desenvolvimento econômico e cultural rico graças ao território e suas fontes naturais, como o solo fértil, a presença de água e minerais e sua ligação com o mar Tirreno através de ótimas vias fluviais e terrestres.

A Toscana tem assim uma história muito antiga, vista a presença dos etruscos ainda antes da ocupação romana. Esta civilização fundou várias cidades  em toda a Toscana que ainda hoje podemos visitar e conhecer seus repertos arqueológicos.

Os etruscos são conhecidos por terem sido grandes agricultores que desenvolveram habilidades em arar a terra e assim produziam cereais, bem como vinho e azeite de oliva. E foi com a base destes componentes que Gloria nos ensinou a preparar um delicioso banquete etrusco!

O banquete

Regado com um ótimo vinho tinto, preparamos e degustamos as delícias deste cardápio etrusco-toscano cuidadosamente pensado por Gloria, e assim realizamos o nosso próprio pão e aprendemos uma receita especial de um patê refrescante de queijo, azeite, mel, hortelã e manjericão!

 

     

Um antipasto (entrada) com presunto cru toscano, geléia caseira de figo e uvas, preparado pela nossa chef, abriu o banquete desta tarde deliciosa: tudo feito com muito carinho e cuidado nos mínimos detalhes!

Como prato principal tivemos a oportunidade de aprender a preparar o “pici”, típica pasta toscana, com o famoso “cacio e pepe” (queijo e pimenta do reino)! Uma explosão de sabores e um momento de encontro entre amigos: ingredientes essenciais para uma experiência inesquecível!

     

Depois de degustar todas estas delícias e passar uma tarde super agradável, cada uma das guias do Tour na Toscana levou para casa o seu próprio pão com direito a foto com a querida Gloria Mottini!

Quer conhecer mais sobre a civilização e a culinária etrusca, desbravando este território conosco?! Entre em contato com o Tour na Toscana e agende já a sua visita/experiência.

 

Luciana Masiero
Luciana Masiero

Mineira, arquiteta de formação e guia oficial é apaixonada pela cultura e costumes locais. Adora levar sua experiência em arquitetura e gastronomia aos tours.

No Comments

Leave a Reply: