Tour na Toscana  / Dicas  / Dicas de filmes na Toscana
19 abr

Dicas de filmes na Toscana

O Tour na Toscana selecionou e fez um elenco “para todos os gostos” de filmes que foram gravados principalmente na região Toscana, para os amantes do cinema, mas vamos começar falando de uma outra grande protagonista que nunca pode faltar quando se assisti um “bom filme”: a “pipoca”!

Pipoca, significado em tupi guarani pi(ra)- pele; poca-rebentar; a pele rebentada.

Em inglês, “pop” (som emitido pela pipoca ao estourar), e Corn, que significa milho, “Pop Corn”,“milho estourável”.

A invenção da pipoca tem origens muito antigas: os primeiros vestígios de todos os tempos remonta a 3.600 a.C. aonde alguns povos indígenas que viviam na América, México e Peru foram os primeiros a descobrir que um calor muito forte era capaz de explodir os grãos ressecados do milho, os astecas por exemplo utilizavam a pipoca até para enfeitar seus cabelos ou como colares.

Na Europa chega com a descoberta das Américas, sendo chamado de “granturco”e passou a fazer parte da alimentação local como cereal.

O casamento da pipoca com o cinema

Quando nasce o cinema na década de 1920, a pipoca não foi bem vista e nem bem vinda nas salas luxuosas dos cinemas durante a projeção de um filme, lembrem-se que  o cinema era “mudo” e o famoso rumorzinho “crac crac” seria inaceitável!

No entanto, a pipoca já era conhecida desde 1885, quando a primeira máquina a vapor de pipoca foi produzida. E ficou conhecida imediatamente como comida de rua, a ser preparada ao momento, aproveitando do seu cheirinho irresistível que atraia muitas pessoas à beira da estrada. A facilidade dos carrinhos móveis de pipoca fez com que os melhores clientes fossem os espectadores de circos, eventos esportivos e feiras.

Mesmo nas pequenas coisas, muitos momentos históricos mudam a vida de uma sociedade. De fato, durante a grande depressão americana, o cinema se tornou um produto cultural de massa, acessível a todos. E o consumo da pipoca que era o “snack” mais barato de todos, literalmente explode, e na frente dos cinemas vendedores ambulantes se posicionavam para vender a pipoca aos espectadores antes da entrada.

Já estão com o balde de pipoca pronto? Seguem as dicas dos filmes que tiveram como cenário a “bella Toscana”:

A Toscana e o cinema

A paisagem Toscana com os contornos ondulantes das suas colinas, vilarejos medievais que mantiveram suas características originais do passado, é fascinante! Graças a sua beleza foi e continua sendo o cenário para muitos filmes italianos e internacionais, dos anos 50 e até os mais recentes. Conhecer o cenário toscano através desses filmes é uma forma de se descobrir um pouquinho dessa beleza sem sair de casa!

Gente, sinceramente achei que seria fácil fazer uma pequena lista dos filmes que foram gravados na Toscana, mas ao fazer uma pesquisa constatei que são mais de 150 filmes!!

Por isso, vamos por etapas, excluindo por enquanto, documentários e filmes italianos (não todos…) segue abaixo a lista dos mais indicados, premiados e conhecidos.

Os detalhes serão citados nos posts individuais de cada filme no nosso instagram @tournatoscana:

“Já começando com uma exceção, pois as cenas italianas desse filme foram gravadas em Roma, mas vale a pena ser citado pois reflete muito o momento no qual estamos vivendo e da necessidade de reavaliarmos o que é realmente importante na nossa vida!”

-“Comer, amar e rezar”, filme americano de 2010 dirigido por Ryan Murph e estrelado por Julia Roberts, cenas gravadas em Roma.

– “A vida é bela”, filme italiano de 1997 dirigido e interpretado por Roberto Bernini, cenas gravadas em Arezzo e arredores.

– “Sob o sol da Toscana”, filme ítalo estadunidense de 2003, escrito e dirigido por Audrey Wells, interpretado por Diane Lane, cenas gravadas em Cortona e Montepulciano.

– “O Inferno”, de Dan Brown filme estadunidense de 2013, dirigido por Ron Howard e interpretado por Tom Hanks, cenas gravadas na cidade de Firenze, Veneza e na Turquia.

– “Chá com Mussolini”, filme anglo-italiano de 1999, dirigido por Franco Zeffirelli, cenas gravadas em Florença e San Gimignano.

– “Hanibal”, filme norte-americano de 2001 dirigido por Ridley Scott, interpretado por Anthony Hopkins, cenas gravadas na cidade de Florença.

– “Uma janela para o amor”, (A room with a view), filme britânico de 1985, dirigido por James Ivory, cenas gravadas em Florença, Fiesole e Inglaterra.

– “O paciente inglês” , filme norte americano de 1996, dirigido por Anthony Minghella, cenas gravadas em Viareggio, Forte dei Marmi, Pienza, Ripafratta, Lucca

– “Retrato de uma mulher (The portrait of a lady), filme britânico estadunidense de de 1996 dirigido por Jane Campion, cenas gravadas em Lucca e arredores.

– “O milagre em Santa Anna, filme de guerra de 2008 dirigido por Spike Lee, cenas gravadas em Stazzema ( Lucca) e Versilia.

– “O gladiador”, filme americano de 2000 dirigido por Ridley Scott, cenas gravadas no Val D’Orcia, e em San Quirico D’Orcia.

– “The Twilight Saga – Lua Nova”, filme norte-americano de 2009 dirigido por Chris Weitz, cenas gravadas em Montepulciano e Pienza

– “Cartas para Julieta, filme norte-americano de romance lançado em 2010, dirigido por Gary Winick, cenas gravadas em Siena, Val D’orcia, borgo Scopeto (Chianti).

– “Beleza Roubada” (Stealing Beauty). filme estadunidense de 1996, dirigido por Bernardo Bertolucci, cenas gravadas em Siena, castello di Brolio (Gaiole in Chianti), località Geggiano, Scorgiano, localita Acqua Borra a Monteaperti (Siena).

-“Sonho de uma Noite de Verão” (A Midsummer Night’s Dream), filme de produção ítalo-britânica-estadunidense de 1999, dirigido por Michael Hoffman, cenas gravadas em Montepulciano, Pienza e Val D’Orcia.

– “Romeu e Julieta”, filme ítalo-britânico de 1968, dirigido por Franco Zeffirelli, com roteiro baseado na obra-prima teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare, cenas gravadas em Pienza.

– “Irmão Sol, Irmã Lua”, filme ítalo-britânico de 1972 dirigido por Franco Zeffirelli, cenas gravadas em Montalcino e Roccastrada.

– “The Medici”: Masters of Florence é uma série televisiva italiana-britânica sobre a dinastia dos “Medici” ambientada na Florença do século 15, A série foi co-criada por Frank Spotnitz e Nicholas Meyer. Sergio Mimica-Gezzan dirigiu todos os episódios da 1° temporada, cenas gravadas em Montepulciano, Pienza, Pistoia e Bagno Vignoni.

– “Only You” (Só Você) filme estadunidense de 1994, do gênero comédia romântica, dirigido por Norman Jewison, cenas gravadas em Roma (outra exceção).

– “007 – Quantum of Solace”, filme britânico-estadunidense de 2008, dirigido por Marc Forster,  cenas gravadas em Siena.

-“6 Underground” (Esquadrão 6), filme de 2019 dirigido por Michael Bay, cenas gravadas em Florença e Siena.

Os filmes elencados aqui serão postados e comentados individualmente no instagram do @tournatoscana, aproveitem também para nos dar dicas de filmes que não foram citados aqui!

Boa visão à todos…mas meu balde de pipoca já acabou  

Marise Nakagawa
Marise Nakagawa

Adora descobrir a cada dia um pedacinho “in più” da Toscana. Guia oficial, adotou a Itália como pátria e viveu mais de 10 anos no Japão, mas seu maior orgulho é ser brasileira.

No Comments

Leave a Reply: