Tour na Toscana  / Chianti  / Visitar a região do Chianti na Toscana
30 mar

Visitar a região do Chianti na Toscana

Quando estamos na Toscana é praticamente impossível não escutar pelo menos uma vez a palavra “CHIANTI” (a pronúncia correta é Kianti),principalmente nos restaurantes.

Mas… O que é o Chianti?

É um vinho? Um tipo de uva? O Chianti não é um tipo de uva, é uma denominação controlada de um tipo de vinho produzido na Toscana, mas é acima de tudo  uma região geográfica localizada exatamente entre as Províncias de Florença e Siena na Toscana. O Chianti é famoso no mundo inteiro principalmente pela produção dos seus renomados vinhos mas isso, o vinho Chianti, será um assunto para um próximo post.

Uma história rica de eventos principalmente as diversas batalhas entre Florença e Siena e umatradição vitivinícola que remonta ao século XIII têm feito do Chianti um lugar ideal para aqueles que desejam fazer viagens fantásticas entre vinhedos, montanhas e aldeias pitorescas.

Em qualquer cidade que faz parte do Chianti você poderá se deparar com vinícolas, castelos ou simples fazendas, cujo nome é colocado ao lado da famosa marca “Gallo Nero“, símbolo de excelência do  vinho Chianti.

galo-preto

O Chianti oferece panoramas de grande encanto: colinas cobertas de vinhedos, magnificos bosques de castanheiros e carvalhos e ainda pitorescos burgos medievais ricos em arte como por exemplo Greve in Chianti, com a sua antiga praça triangular delimitada por edifícios, varandas e galerias.

Outra cidade característica é Radda in Chianti que dentro das muralhas originais inclui o antigo burgo  com o palácio do Podestá e o antigo castelo, enquanto na área circundante encontraremos duas belas Pievi (igrejas românicas).

Greve in Chianti

Outros destaques são as cidades de  Castellina in Chianti, com a sua praça central e a medieval Via delle Volte, Montefioralle e Gaiole in Chianti, rodeada de castelos históricos.

Montefioralle

Há ainda muitas surpresas reservadas para este maravilhoso vale dominado por antigas tradições, especialidades culinárias e um profundo amor por seu excelente produto:o vinho Chianti, conhecidos e apreciados até mesmo além das fronteiras nacionais.

Montefioralle

Quer conhecer o Chianti, visitar as vinícolas e degustar o seu renomado vinho  com uma guia de turismo oficial? Escreva para gente!

Bom passeio!

Texto: Cristiane de Oliveira

Cristiane de Oliveira
Cristiane de Oliveira

Carioca de nascimento e florentina por paixão. é curiosa, blogueira e guia de turismo. Apaixonada e especialista em vinhos, é sommelier deste de 2014.

Comments:

  • Avatar
    Vera
    maio 16, 2018 at 3:56 pm

    Gostaria de indicação tour em grupo pela Toscana., com degustação. Já fui ao CASTELO BANFI e a Altinore.

  • Avatar
    Margarida
    janeiro 13, 2019 at 8:31 pm

    Olá,
    Vamos para a Toscana em Fevereiro de 2019, temos interesse em fazer visitas a viniculas e degustação de vinhos. Como funciona, caso pretendermos ter um guia privado?
    Muito Obrigada
    Margarida

Leave a Reply: